Celular Motorola no Arch Linux

Buenas, buenas, buenas…

Bom pessoal, eu, há mais ou menos uns três meses, resolvi instalar Linux em casa, e desde então venho tentando fazer fucionar as coisas nele com o se fosse o meu velho e antigo Windows (que graças à deus não está mais entre nós).

Uma das coisas mais legais que descobri, é que no Archlinux (http://www.archlinux.org) ou para brasileiros (http://www.archlinux-br.org), eu também poderia (assim como na maioria das distros, acredito), “fazer funcionar” o meu Motorola V3 Black, e no final das contas, terminaria usando-o da mesma maneira que usava no Windows.

A única diferença é que no meu Archlinux eu não uso o celular como modem, como conseguiria usar no Windows, então na realidade eu somente carrego/descarrego fotos e vídeos.

Sendo assim, aí vai o processo de configuração:

1 – Fazer o Arclinux reconhecer o celular:

Para tal ligue o miniusb (no caso do meu V3) primeiro no aparelho para só depois encaixar no usb do computador. Agora, com a interface física ligada, realize os seguintes comandos:

# modprobe cdc_acm

O comando não irá retornar nada, somente subir seu módulo. Para verificar se o celular foi encontrado, execute o comando:

# dmesg | grep acm

Ele irá retornar que o seu celular está na ttyACM0:

cdc_acm 1-1:1.0: ttyACM0: USB ACM device

Ok, seu Archlinux já reconheceu seu celular.

2 – Instalar o moto4lin (programa gráfico para manipular os arquivos do celular):

Aqui não à nenhum segredo:

# pacman -Sy moto4lin

Só vamos assistir enquanto o pacman instala o moto4lin para nós, logo em seguida, como root mesmo vamos chamar o moto4lin:

# moto4lin

Pronto, o moto4lin vai subir e você poderá manipular os arquivos de seu celular com ele.

3 – Configurações do V3 entre outros:

No moto4lin mesmo, vá em settings > preferences. Em device, troque pela resposta do seu dmesg (/dev/ttyACM0).
Clique em “Switch To P2K” e depois em Ok. Clique em “Connect/Disconnect” para conectar e, em seguida “Update list”.

Pronto, agora você já pode manipular os arquivos do seu aparelho pelo Archlinux…
Até a próxima.

One Response to Celular Motorola no Arch Linux

  1. marcus vinicius says:

    Eu gostaria de saber o nome do programa que da pra apagar os sons q vem no celular ?
    Meu celular é um K1 ..
    Aguardo respostas .

Deixe um comentário

